quinta-feira, 13 de março de 2008

O futuro da web como canal de vendas

Escutando um dos podcasts do Proxxima 2008, cujo os entrevistados eram Maria Lúcia(FIAT) e Ricardo Fort(Coca-Cola), surgiu a idéia de fazer esse post!

Quando perguntados sobre a web como ferramenta de vendas, ambos tiveram a opinião de que ela é um importante canal de distribuição de seus produtos. É aí que eu vou mais além! Para mim, no futuro a lógica se inverterá! Ou seja, não é o cliente que irá até o produto mas o produto que virá até o cliente. Essa geração que veio depois de mim, nascidos de 1995 para cá, já estarão acostumados a comprar tudo pela web. Comida, carro, remédios, enfim tudo! Eu mesmo se pudesse comprava tudo pela web. Quem quer sair de casa para ir ao banco? Ou ao mercado? Ou a farmácia? Queremos sair sim, mas para nos divertirmos. Vou sair de casa para ir a praia com os amigos, fazer academia, estudar, trabalhar e me divertir. O "resto" faço pela web! Essa é a nova lógica ou a lógica inversa como gosto de chamar...rss!!!

Já vemos um pouco disso nos dias de hoje. Qual a área de um shopping center(esse nome deve mudar também...eu espero!) que mais lucra hoje? Sem dúvida a de entretenimento. Exemplo claro disso são as últimas expansões dos shopping cariocas. O que encontramos nesses espaços??? Restaurantes, bares, academias, universidades e cinemas. Tudo ligado ao entretenimento e ao lazer somados a educação(universidades). Esse modelo deve se aperfeiçoar no futuro, deixando cada vez mais evidente que os produtos(comida, carros, livros, eletroeletrônicos, remédios, tudo!) devem vir até os clientes e não o inverso!

Um comentário:

Michelle Pfaff disse...

É por isso que os advergames estão sendo cada vez mais no Brasil e no mundo. É o cliente interagindo com sua marca e se divertindo. Coloquei uns posts sobre isso no meu blog http://marketing-e-inovacao.blogspot.com